Trovadorismo
- letrandounip
- 24 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

O trovadorismo foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa e surgiu no seculo XI.
Na poesia, o trovadorismo agregou duas modalidades: cantigas para a poesia e novelas de cavalaria para a prosa.
Como acontece no final da Idade Média na Península Ibérica, temos como elemento marcante a temática religiosa e o Teocentrismo (sentimento do qual tudo gira em torno de Deus e da religiosidade). O homem medieval busca a salvação de sua alma e seus conceitos e idealizações são todos regidos pela religião, sendo submisso a Igreja e seus representantes. As procissões, construção de templos religiosos, etc são muito comuns a essa época.
Nesta época trabalhamos de fronte ao Feudalismo, onde o senhor feudal detinha poder sobre a terra e nela trabalhavam vassalos e servos em troca de comida e proteção.
O marco inicial do Trovadorismo deu-se em 1198, com uma cantiga intitulada de Cantiga da Ribeirinha (ou "Cantiga da Garvaia"), feita por Paio Soares de Taveirós.
A poesia do Trovadorismo era composta basicamente por cantigas e estas eram escritas e cantadas por trovadores e jograis, normalmente acompanhadas de instrumentos, em praças públicas ou para a nobreza em seus castelos.
As cantigas dessa época podem ser classificadas em quatro tipos: Cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de mal dizer.
Mais tarde, essas cantigas foram compiladas nos chamados Cancioneiros.
Posts recentes
Ver tudoCaros leitores, Este blog dedica-se ao trabalho de faculdade do curso de Letras do 3° SEM da Universidade Paulista - UNIP, regido pelo...
Comments